Pesquise no blog

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Transformando Vidros

Processo de transformação de vidros, tornando-os "porosos" com a
aplicação de eco-esmalte.
Tenho adorado trabalhar com vidros. Há algum tempo deixei de jogá-los fora e comecei a guardar potes de conservas, garrafas e afins. Uma coisa que me chama atenção é sua durabilidade e, depois que você começa a criar, sua versatilidade, resultando em produtos finais nobres e senão eternos, quase isso!

Tanto que seu tempo de decomposição no meio ambiente é indeterminado, podendo levar milhares de anos. Infinitamente melhor que o plástico para ser usado como embalagem, trata-se de produto inerte feito a partir de elementos naturais e ao lado da cerâmica, constituem os materiais menos agressivos quanto à liberação de substâncias nocivas. Um problema sério é a forma de descarte e o reprocessamento, podendo causar cortes e complicações à catadores e outros trabalhadores.

Mas não jogue vidro fora! Esse material apresenta milhares de possibilidades...Basta ver os arranjos decorativos que estamos fazendo com garrafões de suco de uva, pintura com rolinho, sisal e laca. Depois decoramos com flores secas do cerrado.


Além desta garrafa vinho, estão prontas a azul-marinho e a turquesa, lindíssimas! Só aguardando secar. Agora estamos trabalhando com linhas de bordar em garrafas menores.


Aqui no Projeto Mosaico Ecológico estamos nos divertindo com este material antes sem cor e jogado de lado, com as embalagens que guardamos e potes de vidro grandes que estão sendo doados por uma pastelaria local. Em breve estaremos postando mais produtos.


Abaixo apresentamos outras sugestões com garrafas de vidro que encontramos na internet:

Na construção sustentável

Pequenas garrafas viram charmosos castiçais

Garrafões transformados em cúpulas para ir à mesa

Vários tipos, com pintura criativa

Simples, com arranjos de flores

Nenhum comentário:

Postar um comentário