Pesquise no blog

terça-feira, 31 de julho de 2012

Patchwork no Isopor


Caixa com boneca sunbonnet, feita com a técnica de
patchwork no  isopor, utilizando materiais reaproveitados.
O patchwork é uma técnica artesanal tradicional, que consiste basicamente na união de tecidos de tamanhos e formas variados. Sua origem é muito antiga, sendo apontado em algumas pesquisas o uso de roupas por faraós com técnicas simlares. Sua expansão e uso mais amplo se deu na Europa da Idade Média, muito utilizado em tapetes e túnicas. Nas Américas chegou por volta do século XVII, especificamente nos EUA e Canadá.

Incontestavelmente e por excelência se enquadra na categoria de arte sustentável pela reutilização de retalhos. Cada vez mais popular, a técnica vem se aperfeiçoando e ganhando variações como o "patch apliquè" com aplicações em tecidos e outras superfícies e o patchwork embutido, também conhecido como "patchwork sem agulha".

Esta última variação é originalmente empregada em superfície de madeira ou MDF, com aplicação de uma placa especial chamada "placa pluma" ou cartoon mousse. Porém utilizando um pouco a criatividade podemos utilizar a natureza sustentável do patchwork em materiais de reaproveitamento integral, utilizando embalagens cartonadas e bandejas de isopor.
Caixa de patchwork, utilizando retalhos,
embalagens cartonadas e bandeja de isopor.

O modo de fazer é relativamente simples, mas exige paciência e tempo. Após escolher a embalagem a ser trabalhada deve-se colar em uma das faces uma placa a partir da bandeja de isopor exatamente do mesmo tamanho. Depois de bem seca, fazer o desenho com auxílio de um estilete de boa qualidade, com cuidado para não cortar a base, somente a placa de isopor, fazendo sulcos. Então cortam-se os tecidos nos tamanhos do desenhos mais 0,5cm e começa-se a embutir, colando os tecidos sobre o isopor e embutindo as partes que sobram nos sulcos com auxílio de um desmancha costuras.

A graça está na escolha de desenhos, cores e padrões. Para valorizar o trabalho deve-se forrar toda a embalagem com diferentes retalhos, mas também há quem pinte as outras faces. Botões, laços, rendinhas e outros restos de aviamentos dão o toque final.

Outras superfícies podem ser usadas. Aqui no Projeto Mosaico Ecológico estamos experimentando fazer quadros e móbiles em CDs antigos e quadros em placas de papelão e caixas de pizza. É assim, na arte sustentável conjugamos técnicas com criatividade sem limites.

Abaixo outros belos trabalhos em patchwork embutido encontrados na internet, fácil de adaptar para bases mais sustentáveis:
Monocromático.

Com imagem de africanas, supercolorido!


Cobrindo todo o objeto.
Para as coisinhas do bebê
Para lingerie, pode ser feita em uma caixa de sapatos,
para  guardar sutiãs com bojo!
Parabéns à artista!


Um comentário: